Beber água é a dica saudável para o carnaval

Agua, pessoa bebendo agua, mulher bebendo agua

Tomar muito álcool e esquecer da água é um erro comum de foliões no Carnaval, diz o preparador físico Marcio Atalla, também conhecido por auxiliar os apresentadores Zeca Camargo e Renata Ceribelli na dieta do quadro Medida Certa, exibido no Fantástico no ano passado.

“Mesmo que a pessoa tome cerveja ou uma bebida alcoólica, é bom beber água também, para não desidratar”, diz Atalla. Esta é uma das várias dicas que ele deu na entrevista abaixo, dividida em duas partes: uma com questões para quem quer cair na folia (e sambar bastante); a outra para quem quer ter uma rotina saudável nos dias “comuns”. Nessa última parte, ele dá recomendações preciosas para quem tem pouco tempo para malhar e para quem quer fazer um lanchinho saudável: chocolate. Isso mesmo! Mas o amargo (com cerca de 70% de cacau). “É o melhor antioxidante que tem!”

Dicas para quem vai cair na folia:

Para quem pretende sambar muito

A primeira dica é evitar saltos muito altos, para não torcer o pé. A segunda é nunca pular Carnaval em jejum. Ao se alimentar, comer coisas leves, com pouca gordura, e dar preferência para carboidratos e alimentos integrais – assim você mantém a energia para dar essa sambadinha. E durante toda a festa, sempre que puder beber água. Mesmo que a pessoa tome cerveja ou uma bebida alcoólica, é bom beber água também, para não desidratar. Ao contrário do que as pessoas pensam, o álcool desidrata (principalmente a cerveja, já que dá vontade de urinar), por isso é importante. E de três em três horas, comer alguma coisa.

Para quem toma bebidas alcóolicas

Tomar água. Entre uma cerveja e outra, beber água.

Para quem vai pular Carnaval em ambientes fechados

Vestir roupas que facilitem a transpiração, mas isso não é difícil por que no Carnaval as pessoas usam pouca roupa mesmo (risos). E se hidratar com água, por que a pessoa transpira muito por causa do calor.

Para quem vai passar o Carnaval na praia ou sob o sol

A primeira coisa é usar protetor solar e chapéu. Também é fundamental tomar água. E como a pessoa fica o tempo todo transpirando no calor, beber isotônicos e água de coco.

Dicas para recuperar a energia depois de um dia de Carnaval

Ter uma alimentação equilibrada, rica em carboidratos, o combustível para quem faz bastante atividade física. Algumas dicas clássicas: beber água, diminir o consumo de gordura saturada, aumentar o consumo de fibras, comer frutas (que têm água e fibras) e diminuir o consumo de sal e açúcar. Para ser mais prático: é bom comer uma salada, que tem fibras, e partir para um bom prato de macarrão, filé de frango ou peixe, por exemplo. Ou mesmo arroz, feijão com carne e uma saladinha.

Dicas para uma rotina saudável:

Para quem tem pouco tempo para malhar

Hoje a gente sabe que os exercícios com mais intensidade e menos tempo de duração conseguem fazer com que o nosso metabolismo fique acelerado por 24 horas após a prática. Então, é legal escolher um dia só da semana para fazer um treino longo (que passa de uma hora) – pode ser até no fim de semana, se a pessoa tiver mais tempo. Para o dia a dia, procurar fazer aeróbicos (corrida e caminhada, por exemplo) por 20 a 30 minutos, com bastante intensidade. Para ganhar massa muscular, os exercícios funcionais são uma boa, porque combinam mais de um grupo muscular. Não é como a musculação, que você trabalha só braço ou só perna. Em um movimento você trabalha perna, glúteo ou peito. Então não é preciso ir à academia todos os dias. Você faz de 5 ou 6 vezes por semana algum tipo de movimento. Para quem gosta de ir à academia, ótimo. Mas, hoje em dia, você tem várias opções para fazer em casa até.

Para quem come fora de casa

Nunca fazer intervalos maiores que três horas para comer. Então sempre ter na bolsa uma barrinha de cereais ou uma fruta. Porque, se você chega no restaurante morrendo de fome, não vai escolher, né? Vai logo começar a comer. Outra dica é trocar o couvert pela salada. E, se for buffet, olhar tudo que tem e fazer a escolha depois. Porque, se você chega logo com o prato e começa a colocar tudo o que gosta, o prato vai virar uma bomba calórica.

Para quem busca bem estar (além da forma física)

Manter o corpo em movimento vai sempre além da forma física, vai muito para o bem estar. Mas é preciso buscar algo que dê prazer, descobrir uma atividade de que você gosta, que você consiga fazer com amigos ou com a família. Por exemplo, pegar meu sobrinho agora e ir andar de bicicleta é maravilhoso. Faz bem para a cabeça e faz bem para o corpo.

Uma dica de exercício para fazer ao ar livre

Andar de bicicleta. Recomendo! E, quando eu estou no Rio de Janeiro, jogar vôlei na praia. Não tem terapia melhor.

Um lanche saudável para comer em 5 minutos

Um iogurte (desses desnatados) com uma fruta. Tem proteínas, carboidratos, fibras e boas fontes de gordura.

E com chocolate, não tem nenhuma dica?

40 gramas de chocolate com 70% de cacau. É o melhor antioxidante que tem! Combate os radicais livres. Mas os alimentos funcionais, para dar resultado, precisam de consumo diário. Então, para quem gosta desse tipo de chocolate, comer todo dia 40 gramas é uma beleza.

5 Minutos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>